Tsavkko Garcia, Raphael
Publication year: 2022
O Brasil tem um novo presidente. Ou um antigo, depende de como você olhe para a situação. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi mais uma vez eleito para um mandato de quatro anos. Após passar 580 dias na cadeia por acusações de corrupção e ver suas chances de concorrer às eleições em 2017 suspensas, as acusações foram retiradas e Lula voltou ao topo após uma campanha eleitoral extremamente violenta e com um país dividido.
A diferença de votos entre Lula e o segundo colocado, o atual presidente Jair Bolsonaro, foi de pouco mais de 2 milhões de votos, com Lula ganhando por uma enorme margem na região nordeste e Bolsonaro ganhando por uma grande margem no sul, trazendo à tona preconceitos regionais antigos e profundamente enraizados no Brasil.
Se por um lado, 60 milhões de brasileiros votaram a favor do retorno de Lula, 58 milhões queriam a continuidade do governo Bolsonaro, responsável pela morte de milhares de pessoas durante a pandemia – ou a “gripezinha”, como dizia o presidente -, que promoveu ativamente a destruição da Amazônia e deixou o país isolado internacionalmente, mantendo apenas contatos próximos com párias como o presidente da Hungria, Viktor Orbán.

Full article at Entendendo Bolsonaro’s blog, hosted by Uol. Date of publication: 03/11/2022.

Artigo completo no blog Entendendo Bolsonaro, hospedado pelo Uol. Publicado em 03/11/2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.