Resumo
Através dos Computadores Coletivos Móveis o sujeito passa não só a ser um agente ativo no compartilhamento de informações como também pode sê-lo a qualquer momento. O Twitter surge em meio a esta revolução informacional tendo por base e a troca de informação, links e notícias restritas a 140 caracteres. Dessa forma, entende-se que o Twitter pode ser utilizado como ferramenta que potencializa os fluxos de notícias e quebra o paradigma dos monopólios da informação. Busca-se analisar as manifestações pró-Moussavi após as eleições presidenciais do Irã, em 2009, quando o processo eleitoral que reelegeu Mahmoud Ahmadinejad foi considerado fraudulento.
Palavras-chave
Twitter; Redes Sociais; Jornalismo Cidadão; Ciberativismo; Computadores Coletivos Móveis
Abstract
Through the Mobile Collective Computer the subject not only becames an active agent in information sharing as well one could do so at any time. Twitter comes in the midst of this information revolution based on and exchange of information, news and links limited to 140 characters. Thus, it is understood that Twitter can be used as a tool that promotes the flow of news and break the paradigm of the monopolies of information. Seeks to analyze the pro-Moussavi demonstrations after the presidential elections in Iran, in 2009, when the electoral process that re-elected Mahmoud Ahmadinejad was considered fraudulent.
Keyword
Twitter, Social Network, Citizen Journalism, Cyberactivism, Mobile Collective Computer
Indexed
Ibict, LivRe, ROAR, Open Archives-OAI, Scielo, Qualis B5
Artigo apresentado/publicado originalmente no III Simpósio Nacional ABCiber, 2009.
Article originally presented/published at the III ABCiber National Simposium, 2009.
Tsavkko Garcia, R.; Casaes, D. (2009). Produção e Consumo de Notícia: O Twitter enquanto ferramenta jornalística In: Anais do III Simpósio Nacional ABCiber, São Paulo, Brazil.
Deixe um comentário